segunda-feira, 16 de julho de 2012

Solidariedade: Hemepar e Saúde realizam terceira campanha para coleta de sangue


Expectativa é arrecadar até 100 bolsas. Ajude a divulgar!


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná e a Secretaria Municipal de Saúde de Castro através do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) com apoio do Serviço Nacional do Comércio (Senac), promovem nesta terça-feira (17), a terceira campanha para coleta de sangue. O horário para doação será das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na sede do Senac, à Rua Alfredo Luiz de Mattos, 273.
A meta é arrecadar de 80 a 100 bolsas. As campanhas são realizadas no mínimo a cada 60 dias para manter o estoque do banco de sangue do Hemepar de Ponta Grossa. Após a coleta, o sangue é enviado para o Hemonúcleo, que realiza os exames obrigatórios e em seguida é distribuído conforme a necessidade dos hospitais de Ponta Grossa e região.
A assistente social do SAE/CTA, Ana Maria Ribeiro, destaca que a expectativa é alcançar a meta. “Esperamos contar com a colaboração dos doadores que sempre são solidários”. Além dessa, mais uma campanha será realizada durante o ano, no mês de dezembro, também no Senac.
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade e peso superior a 50 quilos. O doador deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. Homens podem doar a cada 60 dias (quatro vezes ao ano), e mulheres a cada 90 dias (três vezes ao ano). Também é necessário apresentar Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho.
Não pode doar a pessoa que estiver com gripe ou febre, gestante ou mulheres que estão amamentando e quem realizou cirurgia de grande porte há menos de um ano. Também não é possível doar sangue a pessoa que teve hepatite após os 10 anos de idade e aqueles que têm comportamento de risco em relação à AIDS.

Calendário para 2012
17/07 - Senac Castro.
18/12 - Senac Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário